Como eu (quase) caí no golpe do Banco do Brasil



Quase todos os dias, recebo ligações de números desconhecidos. Recentemente, percebi uma mudança: em vez de chamadas de DDD 11 (São Paulo), agora os golpistas estão usando números locais, com DDD 96, da minha cidade, e começam com 991... ou 981..., parecendo ser de um telefone pessoal. Esses eu já nem atendo. 

Por volta das 13h, recebi uma ligação de DDD 61, Brasília, com início 4004..., parecido com os números de centrais bancárias. Achei estranho e decidi atender. Uma voz robótica masculina afirmou que minha conta do Banco do Brasil havia sido invadida, e me orientou a aguardar para ser atendido. Uma atendente com um tom profissional entrou na linha, dizendo meu nome completo, os nomes dos meus pais e até o meu CPF. Essa foi a isca para eu (quase) cair no golpe.

A golpista explicou que alguém havia invadido minha conta e que, para proteger meus dados, eu precisaria instalar um aplicativo. O aplicativo seria baixado de um site chamado Mod Atualize (print abaixo), desativando algumas opções na Play Store. 


Apesar de navegar na internet há anos, caí no maldito golpe! 🤡

A tela do meu celular estava sendo gravada (percebi pelo ícone no canto superior direito), e a senha que digitei no app do banco ficou visível por alguns segundos antes de ocultá-la. Percebi o golpe neste instante.

Tentei falar com o meu gerente do banco, liguei quatro vezes, mas sem sucesso. 😒

Ao tentar desinstalar o aplicativo, percebi que o app de configurações estava bloqueado, indicando que eles tinham controle sobre o meu telefone. 

Desliguei a internet e, então, consegui desinstalar o app. Retornei às configurações de segurança do Google Play e bloqueei os números, mas, curiosamente, os golpistas conseguiram burlar o bloqueio e continuar ligando.

Entrei no chat do app do Banco do Brasil e solicitei o bloqueio imediato da minha senha. Pouco tempo depois, recebi a confirmação e redefini a senha, sem precisar ir à agência. 

Resolvi o problema, mas fiquei chocado (comigo mesmo) com a facilidade com que caí no golpe tão besta. 😂😂😂

O que me preocupa é como esses golpistas conseguem nossas informações pessoais. As notícias recentes estão cheias de relatos sobre vazamento de dados, incluindo o gigantesco incidente com o Serasa no início de 2024. 






Vazamento gigante da Serasa

Isso é muito perigoso! Precisamos estar cada vez mais atentos e vigilantes com nossas informações. 
Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url