A linda Planta-Coração (Hoya kerrii) ótima para presente de Dia dos Namorados


A Hoya kerrii, também conhecida no Brasil como Planta-Coração devido ao formato de coração estilizado de suas folhas, é uma espécie de Hoya nativa do sudeste da Ásia. Seu colecionador homônimo é Arthur Francis George Kerr , médico e botânico irlandês. Na Europa, é vendido no Dia de São Valentim, o "Dia dos Namorados' europeu, aqui no nosso país existe também essa tradição. Sua área de origem é o sul da China, Vietnã, Laos, Camboja, Tailândia e a ilha indonésia de Java. 

Minha experiência com a Hoya kerrii

Minha primeira Hoya Kerrii veio neste vasinho simples, com pedrinhas brancas e coloridas. Logo depois, decidi transplantá-la para um vaso um pouco maior e mais adequado ao seu crescimento:




Infelizmente, minha Hoya Kerrii não resistiu aos raios solares. A folha ficou manchada e murcha, como mostra as imagens abaixo:





Minha segunda Planta-Coração, que veio com um pequeno caule, também não resistiu. As folhas ficaram amareladas e murchas, e o caule começou a apodrecer:



Na minha terceira tentativa, coloquei a planta em um local com luz solar indireta e a reguei com menos frequência do que na primeira vez. No entanto, a planta ainda assim pereceu:




É importante ressaltar que não estou sozinho nessa situação, pois li vários relatos de outras pessoas enfrentando o mesmo problema. Pelas minhas pesquisas na internet, descobri que plantar apenas a folha até a metade não é recomendado; a parte do caule deve ser a parte plantada, e ainda assim, o enraizamento pode levar anos para ocorrer. Dito isso, indico comprar a planta bem enraizada e com no mínimo três folhas, como nos exemplos abaixo:




E tenha paciência, pois como informado na Wikipédia em inglês, a planta demora anos para se desenvolver. Mas a espera vale a pena. 

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Hoya_kerrii

Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url