Nas tardes de dia de semana, eu ia até o comércio comprar um biscoito Passatempo para comer com café com leite. Nossa, eu amava — era uma delícia!
Agora, depois de adulto e com poder aquisitivo, voltei a comprar o Passatempo. Mas o gosto… já não era mais o mesmo. Ficava me perguntando: “Será que era só a memória afetiva que fazia eu achar que o biscoito era tão bom assim?”
Tanta reclamação dos consumidores fez com que a Nestlé relançasse recentemente uma nova versão do Passatempo com uma receita reformulada. Na embalagem, agora aparece escrito “sabor chocolate” e, ao lado, “sabor infância”. Parece fofo, né?
Mas, como o Rian Dutra do Design From Human @designfromhuman revelou, a empresa usou uma estratégia bem conhecida: a nostalgia . Uma forma de chamar atenção para o passado e desviar o foco do problema real.
E qual é esse problema? A mudança na receita. O que antes era "chocolate", virou "sabor chocolate". E isso tem nome: Red Herring , ou Falácia do Arenque Vermelho . Segundo a Wikipédia, é algo usado para enganar ou desviar a atenção de assuntos mais importantes — pode ser uma falácia lógica ou uma estratégia proposital de comunicação.
A economista Gisele Huguenin, em um vídeo do Rian, explica que a empresa provavelmente depreciou a receita do produto como forma de cortar custos . No mundo da economia, isso tem nome também: Skimpflation — quando as empresas reduzem a qualidade de um produto para manter o preço, mas economizar nos ingredientes.
Além disso, o pacote da nova versão parece mais cheio, quase “folgado”, dando a impressão de que os biscoitos são maiores ou mais recheados. Mas é apenas uma ilusão. Na verdade, dá pra perceber claramente que a quantidade de recheio diminuiu em relação à versão antiga, como mostra a imagem abaixo:
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À direita, a versão atual, com recheio menor comparado a versão anterior. |
A nutricionista Julia Bauer ainda destacou que os ingredientes da nova receita estão aparentemente mais industrializados do que antes — e a quantidade de sódio aumentou.
Pelo que tenho visto por aí, essa redução de custos nas fórmulas está acontecendo em vários produtos. Uma pena. Eu realmente amava esse biscoito. Queria tanto o meu Passatempo sabor chocolate alpino de volta…
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Passatempo com chocolate alpino, queria esse sabor de volta. |
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