Filme A Cor da Romã (1969) considerado um "poema visual extraordinário"

 


A Lady Gaga lançou o clipe da música 911 no dia 18 de setembro de 2020. A faixa faz parte do álbum Chromatica, lançado no mesmo ano. E, olha, o clipe chamou muita atenção porque tem várias referências do filme A Cor da Romã. Foi aí que eu ouvi falar desse filme pela primeira vez.

O filme é de 1969, dirigido pelo Sergei Parajanov, e é uma obra de arte do cinema armênio-soviético. Ele é uma interpretação poética da vida do poeta e trovador armênio Sayat-Nova, do século XVIII. É aquele tipo de filme que não dá pra assistir achando que vai ter uma história linear. Sério, é pra sentar e admirar cada cena, cada fotografia, cada cor. Tentar entender a história de forma convencional só vai te frustrar.


Os críticos, claro, adoram. Eles elogiam muito o "esplendor visual" e a "profunda ressonância cultural" do filme. Em 1980, no Festival Internacional de Cinema de Edimburgo, o longa foi chamado de "poema visual extraordinário" e "uma ousada ruptura com o cinema narrativo convencional". É um mix de arte folclórica armênia, música litúrgica e cenas que mais parecem pinturas.

Ah, e agora vem a parte boa: em maio de 2024, o canal GW Remaster no YouTube lançou uma versão remasterizada em 8K, com legendas em português brasileiro. Sério, está muito lindo. Acho que é a melhor versão pra quem quer assistir esse clássico:


Comentários