Na história do cinema, existe uma disputa sobre qual foi o primeiro longa-metragem animado feito inteiramente em CGI, envolvendo dois filmes: o brasileiro Cassiopéia e o estadunidense Toy Story.
Cassiopéia foi lançado em 1 de fevereiro de 1996, no Brasil, e conta a história do planeta Ateneia, localizado na constelação de Cassiopeia, que um dia é atacado por invasores do espaço que começam a sugar sua energia vital; um sinal de socorro é enviado para o espaço sideral pela astrônoma local, Liza, e recebido por quatro heróis que viajam através da galáxia para salvar o planeta.. produzido e realizado pela NDR Filmes e lançado no ano de 1996 pela PlayArte, sendo dirigido pelo animador Clóvis Vieira. A animação foi feita inteiramente em CGI, sem o uso de nenhum recurso externo.
Já Toy Story foi lançado em 22 de novembro de 1995, nos Estados Unidos, e é considerado um dos filmes mais importantes da história da animação. O filme conta a história de um grupo de brinquedos que ganha vida quando seus donos não estão presentes. A animação foi produzida pelo estúdio Pixar, que é uma subsidiária da Disney.
A disputa pelo título de primeiro longa animado feito em CGI do mundo gira em torno dos critérios para se estabelecer o que é um filme inteiramente digital. A controvérsia é causada pelo fato dos estadunidenses terem usado moldes de argila para serem escaneados digitalmente (o que não tornaria Toy Story 100% digital), enquanto que a produção brasileira foi totalmente realizada em CGI, com imagens geradas por pura computação gráfica, sem nenhum escaneamento exterior de imagens ou vetorização de modelos reais.
A possível sabotagem
Assista Cassiopéia completo no Youtube
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cassiopeia_(filme)
Comentários