A pequena e linda flor da planta Physalis (Physalis angulata)


A Physalis, conhecida cientificamente como Physalis angulata, é uma fruta comestível pertencente à família das solanáceas, a mesma que inclui o tomate, a berinjela, a batata e o pimentão. Aqui na região Norte do Brasil, ela é popularmente chamada de camapu, enquanto em outras regiões é conhecida por diversos nomes, como saco-de-bode, mulaca, joá e joá-de-capote. Pequena e redonda, a physalis pode apresentar cores variadas, incluindo verde, amarela, laranja e vermelha. A fruta cresce em arbustos de caule ereto e ramificado, que podem atingir até 2,5 metros de altura quando tutorados. Durante seu desenvolvimento, a physalis fica protegida por um casulo formado por folhas finas em formato de cálice.

Recentemente, ao pesquisar na internet, encontrei a physalis sendo vendida por R$ 79 no Supermercado Guanabara, no Rio Grande do Sul. Este valor me surpreendeu, especialmente considerando que na minha região essa fruta pode ser facilmente encontrada em áreas de mata. Em 2019, decidi comprar um potinho de physalis no supermercado, não pela sua popularidade ou sabor, mas com o intuito de plantar as sementes como experimento. 


Apesar de não achar a physalis particularmente saborosa, o cultivo foi um sucesso. Por ser uma planta nativa da região, as sementes germinaram rapidamente e com bastante vigor. Abaixo, compartilho uma imagem de uma flor da physalis, tirada em março de 2019:

Plantar e cuidar da physalis a partir de sementes é uma tarefa fácil e recompensadora. As plantas cresceram tanto que acabei tendo que me desfazer de algumas. Parte das plantas foi vendida, enquanto outras foram oferecidas aos vizinhos.

A physalis é uma fruta exótica e interessante, tanto pelo seu cultivo descomplicado quanto pela sua presença em várias regiões do Brasil. Para aqueles que desejam experimentar algo novo no jardim ou na horta, a physalis é uma excelente opção.

Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url