O relato dessa internauta me fez perceber a grande importância de ter um Plano Funerário

Recentemente, a usuária do Twitter @bedelinha compartilhou uma série de tweets que levantam questões importantes sobre o custo e a cultura do enterro no Brasil. Seu relato pessoal destaca as dificuldades financeiras e emocionais envolvidas na despedida de um ente querido. 

"Vocês sabem quanto custa morrer no Brasil? Meu pai faleceu em 2020. Fui abordada por um agente funerário ainda no necrotério. Não lembro de quase nada, não faço ideia do q q eu assinei. Enfim. Velório + enterro e tudo mais deu em torno de 13 mil reais. Até aí “tudo bem”"

"Eu e meu irmão não temos o costume de visitar o túmulo até porque acreditamos que o pai não está ali. Mas decidimos enterrar e deixá-lo lá enquanto meu avô estivesse vivo, pois ele ia ao cemitério semanalmente visitar."

"Meu avô está bem velhinho, e parou de visitar o túmulo do pai, então decidimos que não iríamos mais renovar. Na minha cabeça, quando isso acontecia, a gente autorizava a exumação e os ossos iam pro ossário… mas não. Você precisa pagar a exumação e transporte para uma funerária e pagar a cremação. O transporte custa R$700 e a cremação R$1.500."

"Considerando que a renovação do jazigo no cemitério, no valor de R$1800, foi feita 2x após a contratação: 13k só pra morrer, 3.600 pra continuar morto ali de boas, 2.200 pra terminar a função de vez. R$18.800. É isso."

"Constatações importantes: no Brasil, temos a cultura de enterrar a pessoa já no outro dia, o que eu achava ótimo até 2020. Hoje acho péssimo. Cinco horas depois do meu pai morrer, eu tinha que escolher um caixão e cor de flores??? Eu não sabia nem quem eu era naquele momento."

Os números apresentados por @bedelinha me deixaram de queixo caído. Ela contabiliza um total de R$18.800 (!) para manter e finalizar o processo de sepultamento de um ente querido. Esses valores são referentes ao cemitério João XXIII e à funerária Jardim da Paz, ambos em Porto Alegre. A quantia é alta, principalmente para famílias de poucas renda. 

Nos comentários, um tuiteiro relatou que o falecimento do pai dele ocorreu há um mês no Rio de Janeiro, a cidade mais cara do país, e o custo total foi em torno de 6 mil reais. Ele reconheceu que foi caro, mas ainda assim, é menos da metade dos 13 mil reais mencionados. A @bedelinha explicou que o valor de 13 mil reais provavelmente foi mais alto devido ao período da pandemia, quando os preços estavam inflacionados.

Toda essa experiência compartilhada por @bedelinha no Twitter, e outros tuitores sobre os altos custos e a pressão emocional ao lidar com o enterro de um ente querido, me fez refletir sobre a importância de ter um plano funerário...

Vou colocar um lembrete no Google Keep para correr atrás de um...
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url