Acredito que eu tive Taquicardia sinusal e a sensação foi horrível

 

Em meados de outubro de 2023, eu estava treinando para o TAF da Polícia Civil do Amapá, no final da tarde, no Estádio Zerão. O local possui uma excelente pista de corrida e é frequentemente utilizado para os TAFs da Polícia Civil e da Polícia Militar. Decidi testar meus limites e corri 2400 metros em 12 minutos. Alcancei a marca, mas terminei extremamente cansado, com dificuldade para andar e respirando com muita dificuldade, embora me sentisse bem no geral.

Voltei para casa de Uber, ainda muito suado e com o coração batendo aceleradamente. Tomei um banho e me deitei, mas meu coração continuava acelerado. Logo, senti uma forte dor no peito, não no coração, mas como se meu pulmão estivesse comprimindo, causando uma sensação agoniante de que eu poderia "implodir" a qualquer momento. Senti um medo intenso de que algo grave estivesse acontecendo. Achei que iria virar camisa da saudade. 

Meu namorado me levou até a UBS, onde os médicos diagnosticaram um princípio de infarto. Fui transferido para o hospital, onde exames mostraram que meu coração estava aparentemente normal. Outro médico sugeriu que poderia ser taquicardia. Fiquei sob supervisão médica e fui liberado horas depois, já de madrugada. Dias depois, fiz um teste de esforço cardíaco, que também não revelou problemas.

Meses depois, meu namorado mencionou que um amigo dele teve taquicardia sinusal, com sintomas semelhantes aos meus. Pesquisando no Google, descobri no site da Rede D'or que "a taquicardia sinusal é um ritmo cardíaco acelerado acima de 100 batimentos por minuto, iniciado de forma natural no nódulo sinusal do coração. Normalmente, é uma resposta do corpo a situações como estresse, exercício físico ou emoções fortes." Exatamente o que eu estava fazendo naquele momento. O site também menciona que a taquicardia sinusal não é grave, sendo uma resposta natural do corpo ao esforço, estresse ou doença.

Mesmo sem um diagnóstico preciso, acredito fortemente que tive taquicardia sinusal. Fica o alerta: nunca, em hipótese alguma, leve seu corpo ao limite em qualquer exercício físico. E consultar um médico é extremamente importante.
Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url