Peça publicitária da Cremesp sobre o Dia dos Médicos... uma das piores que já vi

 

O Conselho Regional de Medicina de São Paulo causou polêmica nas redes sociais. É que, em outubro do ano passado, no Dia do Médico, o Cremesp fez uma propaganda que foi considerada, digamos, arrogante. Diz assim: "Atenção senhores passageiros, tem algum físico nuclear a bordo? tem algum campeão de pingue-pongue a bordo? Algum publicitário a bordo?" No fim, diz: "É sempre um médico. Sempre".

A medicina é uma profissão de extrema importância para a sociedade? É inegável que sim. Os médicos estudam anos e anos para promover a saúde para a população. Ainda assim, essa propaganda soou como uma exaltação excessiva da profissão, e ignorou complemente as falhas que existem no nosso sistema de saúde brasileiro. Sem contar que essa propaganda infeliz pareceu criar uma distinção entre eles e o restante da população, e sugere que os médicos possuem habilidades únicas e indispensáveis. Se alguém mandasse o médico pilotar o avião, ele conseguiria? Quem construiu o avião foi um médico? 

Além disso, é um tanto elitista. É importante lembrar que a medicina é um trabalho em equipe, que envolve diversos profissionais, como enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos e muitos outros. A propaganda do Cremesp ignora isso e coloca os médicos em um pedestal (alguns, inclusive, até mesmo se acham um semideus) e cria nos outros profissionais de saúde aborrecimento.

Uma propaganda que valorizasse o trabalho em equipe, a dedicação dos médicos e a importância da saúde pública para o bem-estar da sociedade seria mil vezes melhor.

Próxima Postagem Postagem Anterior
Sem Comentários
Adicionar Comentário
comment url