Racismo como piada no Tiktok

A péssima imagem que a Rede Globo passa dos nordestinos


No Rancho Fundo é a próxima novela da Rede Globo, com estreia prevista para 15 de abril de 2024. Substituindo "Elas por Elas", a trama já causou indignação nestes últimos dias com a divulgação da imagem promocional. A foto, que mostra os atores e atrizes com roupas no tom marrom, aspecto sujo, caras sofridas e famílias numerosas, gerou diversas críticas, principalmente em relação à reprodução de estereótipos sobre o Nordeste.

Comentários como "O Nordeste pra Globo é como o México pra Hollywood" e "Nós nordestinos, que passamo o dia gaitando e fazendo os oto gaitar, que tomamos banho a cada 2 minutos e vivemos de roupa estampada, somos sempre representados com cara sofrida, as roupas marrons e manchadas nas novelas" sintetizam a frustração de muitos com a insistência da emissora em perpetuar uma visão limitada e caricatural da região.



É preciso que a Globo aprenda a parar de reforçar esses clichês. O Nordeste é muito mais do que seca, pobreza e sofrimento. É uma região rica em cultura, diversidade e beleza, com uma população vibrante e cheia de histórias para contar.

A novela "No Rancho Fundo" poderia ser uma oportunidade para a emissora mostrar essa outra face do Nordeste, fugindo dos estereótipos e apresentando a região com a riqueza e a complexidade que ela merece. Mas, a julgar pela imagem promocional, parece que a Globo está mais interessada em repetir fórmulas desgastadas do que em apresentar algo novo e inovador. Até quando??? 🤷‍♂️🙄

Comentários