Racismo como piada no Tiktok

10 dicas para identificar um médico picareta

 

A médica psiquiatra, professora e pesquisadora Eliza Brietzke compartilhou 10 dicas no Twitter para ajudar as pessoas a identificarem médicos picaretas. Confira abaixo:

1) Atenção excessiva a própria aparência. Quem trabalha de verdade não consegue andar de salto 10 ou manda fazer jalecos apertadinhos nos braços para ressaltar o bíceps

2) Falam de um jeito que parece simples e lógico e você acha que entendeu a explicação, mas se alguém pedir para repetir, você não tem ideia do que foi falado

3) São doutores em nada. Aparecem especialidades que não existem, missões de “mudarem a sua vida” ou “fazerem vc ser a sua melhor versão”. Outros passaram 1 semana fazendo um curso a distância numa universidade de prestígio e passam o reato da vida usando o jaleco do lugar.

4) O consultório é lindo e ele tem fotos com celebridades no seu Instagram. Acredite, essas pessoas foram pagas para estar lá e ele tem gente cuidando das suas redes sociais.

5) Desconfie quando ele lagar um estudo científico do nada sem que vc entenda o que foi feito. Pesquisas são difíceis de interpretar e uma característica comum dessas pessoas é basear sua prática em estudos de baixa qualidade.

6) Muitos exames e muitos tratamentos prescritos ao mesmo tempo. Exame demais não é sinônimo de saúde em dia e, via de regra, a gente da um remédio de cada vez para entender o efeito que cada um tem no organismo. fuja de cápsulas manipuladas com um monte de coisa dentro.

7) Desconfie de médicos esportivos ou anti-envelhecimento que são donos de empresas de suplementos, farmacêuticas ou laboratórios. Eles não trabalham para você, mas para as empresas deles.

8) Fuja de pacotes que te aprisionam em pagamentos de serviços antes de vc recebê-los. Pacotes são uma estratégia clássica para médicos aumentarem o “ticket médio” e “fidelizarem o cliente”. Pague os serviços à medida que for recebendo e enquanto vc estiver satisfeito.

9) Gurus citam outros gurus e geralmente no meio disso vem tentativas de te vender cursos on-line ou livros de gente que faz parte da pirâmide da picaretagem. Médicos sérios não vão te explorar, entregar o serviço pelo qual vc pagou e tentar te ajudar da melhor forma possível.

10) Médicos sérios não precisam projetar uma imagem de sucesso com fotos de viagens sofisticadas, uma “trophy wife” ou presentes recebidos. Na maior parte do tempo eles estão escabelados e com barba por fazer no plantão do hospital.

Concordo com praticamente tudo. 

Comentários